Revisão 1954 Jaguar Xk120 Roadster






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Revisão: 1954 Jaguar XK120 Roadster "Eu não acho que isso é o que Sir William tinha em mente." A British Racing elegante e sensual verde Jaguar XK120 rugiu ao longo da estrada de cascalho no chão de um vale remoto no meio de Nevada. Duvido William Lyons poderia ter imaginado a cena cinquenta e alguns anos antes. Agulha do velocímetro do XK120 balançou vagamente, mas constantemente entre 60 e 90 MPH-indicando que tínhamos chegado a 'velocidade absurda "(dadas as condições). Uma nuvem de poeira fluíam para fora atrás do carro, o ressecada matéria sólida equivalente-ainda-antítese do galo-cauda líquida na sequência de um hidroavião. Meu co-piloto riu tanto meu comentário ou a pura alegria do momento, era impossível dizer. Estávamos participando de junho 2000 a execução de "La Carrera Nevada". O evento é uma recriação do famoso do La Carrera PanAmericas do México no interior americano. O norte da localidade fronteiriça mantém logística simples e baixos custos, enquanto que satisfaça would-be Walter Mitty de carros em pré-1955. Os participantes dirigiram todos "Yank tanque" produtos de Detroit, com duas exceções: dois Jaguares XK120. Jay Lamm dirigiu um e meu pai e eu pilotou o segundo. O rali percorrido cerca de 1200 milhas em três dias sobre remoto, muitas vezes estradas não pavimentadas. O tempo variou de assar sol a tempestades uivantes. A taxa de atrito-era surpreendente; bem mais de 75 por cento dos carros quebrou e caiu fora. Os dois entalhes terminou em multa arruma: empoeirado, sujo, com verdadeira bronze britânica. Sir William Lyons teria ficado orgulhoso, embora ele poderia ter questionado a nossa sanidade. Senhores não vão saltar sobre em pistas do deserto esburacadas em suas belas automóveis. De muitas maneiras, o XK120 não deveria ter existido. Foi construído estritamente como um carro conceito para mostrar o novo motor XK da montadora Inglês. Conceituada em um telhado Coventry durante antiaéreos fogo-relógios por William Heynes e seus engenheiros, o motor XK nasceu uma lenda. Estreando em 1948 London Motor Show, o XK120 foi uma sensação imediata. Havia mais do que demanda suficiente para o conceito para se tornar um carro de produção rentável, por isso Jaguar começou a trabalhar. A demanda foi tão alta, de fato, que as primeiras centenas de carros foram construídos à mão usando quadros de madeira e corpos de liga leve, enquanto ferramental foi criada para construir modelos subsequentes de aço. Foi nomeado o XK120 como uma referência para o motor e velocidade máxima teórica do carro. Enquanto quase todos nós olhar para velocímetros que atingem esse número hoje, de volta no final de 1940 esse número era estratosférico. Isso fez com que o XK120 o carro de produção mais rápido do mundo na época. Um exemplo de ações pode chegar a 125, e Jaguar XK120 famosa testou um ligeiramente modificado em uma rodovia belga cronometrar uma 136,5 MPH oficial. Para ilustrar a O DOHC, hemi-cabeça inline-seis de binário incrível, puttered passado, a imprensa automotiva em 10 MPH na marcha mais alta logo após a corrida de registro. Este carro era o Bugatti Veyron do seu dia: o pináculo da engenharia automotiva. Então, o que é que gosta de dirigir um? Na verdade, é horrível. Ergonomia horrível. Caixa de velocidades horrível. Freios horrível. Awful weatherproofing (na verdade inexistente). Instrumentos horrível. Direção horrível. Assentos horrível. Tudo horrível, realmente, exceto que o motor incrível, que é muito impressionante. (Jaguar fixo quase todas as deficiências ergonômicas e mecânicas do XK120 com o XK140 introduzido no final de 1954.) Uma vez que você conseguir ter-se em um XK120, torna-se dolorosamente óbvio que este é realmente um-styling-exercício transformou-produção-carro. Estou 5'11 ", ea posição de condução do XK120 é. bizarro. Minha cabeça pica para fora acima do pára-brisas. Meu cotovelo esquerdo fica bem fora do carro. Meus joelhos pressionar para cima sob o traço e esfregue a parte de trás do volante de grande diâmetro. Para operar os pedais, meus tornozelos flexionados em posições temidas por contorcionistas circo. O lado do passageiro oferece um pouco de alívio a partir desta tortura ab-esmaga, mas é o mais perto para confortar como Coventry é a Copiapó. Em termos de dinâmica de condução, o XK120 é melhor descrito como um trator de alto desempenho. Você tem um motor com grunhido aparentemente ilimitada. Você está lutando-o ao redor com um volante do tamanho de um XXL pizza. Você treinar sem parar com a caixa de velocidades Moss, notável para um primeiro não-sincronizada de corte reto e tudo mal-sincronizada mais. Você tem freios a tambor que pode ou não pode pará-lo, dependendo do acaso ou alinhamentos planetários. Molas e direção de esferas recirculantes encerrar todo o pacote rústico de chassis imprecisão. Mas o homem oh homem, essa coisa GO! Se você pode flexionar o joelho e tornozelo na posição não natural necessária para pressionar o pedal ir o XK120 decola. Era como se Jaguar prenunciava o Muscle Car 16 anos antes do Pontiac GTO. É de se admirar que a primeira (e única até 2008) corrida da NASCAR ganhou por um carro da importação foi com um Jaguar XK120? Quando o motor começa a rosnar ea paisagem ao seu redor começa a diluir, as endorfinas apagar toda a dor causada pela Dick Cheney aprovado ergonomia. O homem é essa coisa um pio para dirigir. Que é exatamente o que Sir William tinha em mente.